Pão de leite condensado fica muito macio e é delicioso.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (usar a medida da lata de leite condensado)
- 1/2 lata de azeite
- 45 g de fermento biológico fresco (3 tabletes)
- 3 ovos
- 1 gema
- 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
- 1,2 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo
- Bata no liquidificador o leite condensado e o leite. Acrescente o azeite, o fermento, a essência de baunilha, os ovos e o sal.
- Coloque a mistura em uma tigela grande e vá adicionado a farinha de trigo aos poucos, primeiro mexendo com uma colher, e por fim, amassando com as mãos. Adicione a farinha até que a massa solte das mãos e fique lisa e homogênea; sove-a por cerca de 5 minutos, para que ela fique bem macia.
- Coloque a massa em uma tigela grande, cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora (se o clima estiver quente, é mais rápido, se estiver frio, coloque dentro do forno desligado por cerca de uma hora).
- A massa vai dobrar de tamanho. Agora, você pode modelar como preferir.
- Para fazer a trança de 5 pontas, separe 5 porções de 200 g cada e faça tiras do mesmo tamanho. Una as cinco pontas, e separe duas tiras de um lado e três do outro. Pegue uma tira de uma das extremidades e leve para o meio, depois pegue a tira da outra extremidade e cruze para o meio, seguindo assim sucessivamente até terminar a trança.
- Coloque os pães em formas anti-aderentes ou untadas com azeite ou ainda sobre tapetes de silicone. Pincele com uma gema de ovo e deixe crescer mais um pouco. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse até ficar dourado, por cerca de 25 minutos.
Dicas: A receita original exigia 1 kg de farinha de trigo. Mas para esta receita acrescente outras 200 gramas, por segurança, já que ao trabalhar com pães – massas em geral – a quantidade de farinha de trigo pode variar por diversos motivos; entre eles, o tamanho dos ovos, a umidade do ar e da própria farinha pode fazer com que você use um pouco mais ou menos deste ingrediente.
Por isso, é mais prudente ir adicionando a farinha aos poucos, até que você sinta que chegou no ponto certo.